Relatom - Inteligência em Gestão
INÍCIO
A EMPRESA
NOVO!
GESTÃO DE PROCESSOS
GESTÃO DE PESSOAS
Formação de Executivos
Treinamentos
ARTIGOS
INÍCIO
A EMPRESA
NOVO!
GESTÃO DE PROCESSOS
GESTÃO DE PESSOAS
Formação de Executivos
Treinamentos
ARTIGOS

O que é Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM)?

Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta, é um conjunto de conceitos e práticas que define o Sistema Toyota de Produção. O objetivo principal é aumentar o valor agregado do produto ou serviço para o cliente, reduzindo custos. O Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM) é a ferramenta do Lean utilizada para visualizar corretamente o fluxo de produção ou serviço, ressaltando oportunidades de otimização.

Também conhecido como “visualização” ou “mapeamento” de processos, a ferramenta não se limita à linha de montagem. A implementação adequada do VSM promove uma cultura de melhoria contínua em diversos setores de empresas, como em tecnologia da informação (TI), finanças, engenharia, recursos humanos (RH) e marketing.

Mas afinal, o que é Mapeamento de Fluxo de Valor?

O Mapeamento de Fluxo de Valor é um método para analisar as etapas necessárias para entregar um produto ou serviço. Parte fundamental da metodologia Lean, o VSM demonstra o fluxo de processos e informações desde a origem até a entrega ao cliente. Como ocorre com outros tipos de fluxogramas, ele usa um sistema de símbolos para representar atividades de trabalho, tempo e fluxos de informação. O VSM é muito útil para encontrar e eliminar desperdícios e identificar corretamente o tempo do processo. Os itens são mapeados como “agregação de valor” ou “não agregação de valor” do ponto de vista do cliente, com intuito de eliminar itens desnecessários.

É importante ressaltar que os clientes, sejam externos ou internos, preocupam-se com o valor do produto ou serviço para eles, e não com os esforços necessários para produzi-lo ou com o valor que pode ter para outros clientes. A metodologia consiste em desenhar um mapa do estado atual e, em seguida, modelar algo melhor demonstrando o estado futuro e/ou estado ideal.

Benefícios do Mapeamento do Fluxo de Valor

Esse mapeamento é um método bastante útil para entender o leadtime dos processos de uma empresa. Através da avaliação de cada atividade quanto a sua agregação de valor – do ponto de vista do cliente – é possível também enxergar desperdícios que ocorrem. Esse foco no valor permite que a empresa aproveite a mão de obra da melhor forma possível, o que a torna consequentemente mais competitiva frente ao mercado.

O mapeamento do fluxo de valor serve como uma ferramenta eficaz de comunicação, colaboração e até mesmo mudança cultural. Com ela é possível visualizar claramente o estado atual do processo e onde os desperdícios estão ocorrendo. Além disso, é possível ver problemas como atrasos no processo, tempo de inatividade excessivo, limitações e problemas de estoque. E com o estado futuro e/ou estado ideal de VSM, é possível planejar melhorias nos processos dentro da empresa.

Deseja implementar o Mapeamento de Fluxo de Valor em sua empresa?

Com mais de 18 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais, a Relatom oferece soluções inteligentes em gestão de processos. Com fundamentação nas ferramentas Lean, nós mapeamos o fluxo atual da sua empresa e identificamos as atividades que agregam valor, as que geram desperdícios, leadtimes, bem como os custos envolvidos.

Qual o tamanho do seu sucesso? Solicite uma visita da equipe da Relatom em sua empresa e conquiste resultados excepcionais! Para mais informações sobre a consultoria empresarial, visite o nosso site.

Leia outros artigos

X