Relatom - Inteligência em Gestão
Home
A EMPRESA
Desenvolvimento Organizacional
Desenvolvimento Humano
Formação de Executivos
Treinamentos –
ARTIGOS
Home
A EMPRESA
Desenvolvimento Organizacional
Desenvolvimento Humano
Formação de Executivos
Treinamentos –
ARTIGOS

Dicas de Comunicação de um Líder de Sucesso

A boa comunicação é a chave para o sucesso de toda a relação interpessoal. Ela ganha uma dimensão ainda maior nos ambientes profissionais, entre líderes e liderados.

A boa comunicação pode impactar significativamente na geração de resultados, levando a equipe a ser um gerador de valor, quando a comunicação é eficaz. Por outro lado, quando a comunicação é ineficaz pode ser uma ferramenta de destruição de valor.

Sem informações claras, os membros de uma equipe podem desconectar-se de seus objetivos ou dirigir seus esforços para ações que não agregam valor para a companhia.

Garantir a boa comunicação e o alinhamento do time é papel da Liderança. A boa notícia é que podemos contar com técnicas simples sobre como comunicar-se da melhor maneira. Seguem 3 dicas que podem te ajudar a comunicar-se melhor como Líder, e consequentemente mais efetivo.

Dica #1   Converse com seus liderados sobre seus objetivos

É essencial que cada funcionário de uma empresa tenha um bom entendimento sobre os objetivos a serem atingidos por suas funções.  É papel do líder explicá-los de maneira clara, quantas vezes sejam necessárias, não apenas verbalmente, mas adotando a gestão visual dos objetivos.  Para manter seus colaboradores alinhados para com os objetivos revise-os periodicamente!

Dica #2 Ofereça suporte e apoio aos seus funcionários

Ofereça ao seu time suporte com uma certa frequência. Isso ajuda a construir um ambiente de confiança e mais confortável para a equipe.

Geralmente esta prática não requer muito tempo. Pode custar ao gestor apenas 5 minutos de conversa e a dica é ouvir sobre a situação pela qual o funcionário está passando e proferir a ele algumas palavras de encorajamento. Entretanto, esteja preparado para a possibilidade de uma discussão mais longa em caso de algum problema mais sério, e eventualmente a necessidade de endereçar ou escalar a situação para outro departamento ou função.

Dica #3 Escute mais do que as palavras que seu liderado fala

O ser humano tende a expressar emoções e sentimentos das mais diversas formas, utilizando diversos sentidos e não apenas as palavras. Esta forma de expressão está relacionada ao perfil individual do funcionário, e como ele reage a situações de stress, ansiedade ou conflito. É importante conhecer o perfil profissional de cada membro que compõe sua equipe para obter mais informações e ser mais assertivo na comunicação no papel de Gestor!

Comunicação eficaz com seu time

Quer saber mais sobre como ter sucesso na comunicação com sua equipe? A Relatom oferece treinamentos de comunicação e ferramentas para melhorar sua performance como Líder!

Para saber mais informações visite o site da Relatom e agende uma conversa conosco!

Leia outros artigos

X