A boa comunicação é a chave para o sucesso de toda a relação interpessoal. Ela ganha uma dimensão ainda maior nos ambientes profissionais, entre líderes e liderados.
A boa comunicação pode impactar significativamente na geração de resultados, levando a equipe a ser um gerador de valor, quando a comunicação é eficaz. Por outro lado, quando a comunicação é ineficaz pode ser uma ferramenta de destruição de valor.
Sem informações claras, os membros de uma equipe podem desconectar-se de seus objetivos ou dirigir seus esforços para ações que não agregam valor para a companhia.
Garantir a boa comunicação e o alinhamento do time é papel da Liderança. A boa notícia é que podemos contar com técnicas simples sobre como comunicar-se da melhor maneira. Seguem 3 dicas que podem te ajudar a comunicar-se melhor como Líder, e consequentemente mais efetivo.
Dica #1 Converse com seus liderados sobre seus objetivos
É essencial que cada funcionário de uma empresa tenha um bom entendimento sobre os objetivos a serem atingidos por suas funções. É papel do líder explicá-los de maneira clara, quantas vezes sejam necessárias, não apenas verbalmente, mas adotando a gestão visual dos objetivos. Para manter seus colaboradores alinhados para com os objetivos revise-os periodicamente!
Dica #2 Ofereça suporte e apoio aos seus funcionários
Ofereça ao seu time suporte com uma certa frequência. Isso ajuda a construir um ambiente de confiança e mais confortável para a equipe.
Geralmente esta prática não requer muito tempo. Pode custar ao gestor apenas 5 minutos de conversa e a dica é ouvir sobre a situação pela qual o funcionário está passando e proferir a ele algumas palavras de encorajamento. Entretanto, esteja preparado para a possibilidade de uma discussão mais longa em caso de algum problema mais sério, e eventualmente a necessidade de endereçar ou escalar a situação para outro departamento ou função.
Dica #3 Escute mais do que as palavras que seu liderado fala
O ser humano tende a expressar emoções e sentimentos das mais diversas formas, utilizando diversos sentidos e não apenas as palavras. Esta forma de expressão está relacionada ao perfil individual do funcionário, e como ele reage a situações de stress, ansiedade ou conflito. É importante conhecer o perfil profissional de cada membro que compõe sua equipe para obter mais informações e ser mais assertivo na comunicação no papel de Gestor!
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